quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O que significa Flow para mim?

“Uma pessoa pode sentir-se feliz ou miserável pela alteração do conteúdo da consciência, independente do que se passa no exterior." (Mihaly Csikszentmihalyi)

Minha experiência de flow (fluxo) tem se desenvolvido de forma tão intensa nos últimos meses, que por vezes, nem eu entendo como consigo viver/criar com tanto entusiasmo e energia... talvez você já tenha se perguntado, o que é flow... eu já tinha lido muito a respeito, mas nunca vivido flow com tanta intensidade, podendo afirmar, que: aquilo que você mais gosta de fazer quando vivido conscientemente, possa transformar a sua rotina de vida tão satisfatoriamente.

Trabalhei muitos anos em diferentes turnos, e talvez por isso, tenha me libertado (na medida do possível) de agendamentos e compromissos na vida privada com muita antecedência. Gosto de estar com pessoas, trocar ideias, refletir e aprender (por qual meio essas atividades irão se desenvolver ou acontecer, não importa muito). Prefiro me sentir livre para decidir qual a melhor forma de aproveitar o dia – principalmente no outono/inverno quando os dias de sol são mais raros.

Eu sofri anos com enxaquecas horríveis, até entender que, o excesso de estrutura e organização me levava a viver uma vida de espectadora, submissa ao mirador de um pequeno olho-mágico que eu achava ser o certo, para me integrar melhor ao “Swiss way of life” (pois não havia mais espaço para espontaneidade), e o meu Self (Eu maior/espírito) gritava por uma autorrealização mais holística (abrangente): Quem é você, Alessandra??? O que te faz realmente feliz??? De que modo você quer crescer como pessoa??? 

Não deixar espaço para a criatividade, me custaram anos de angústia, até descobrir que a continuidade e/ou eficiência pessoal não depende somente de fatores externos. A totalidade (completude) humana nunca existirá no plano material... seria uma tentativa inútil continuar buscando por meio de padrões, moldes e ajustamentos culturais, mais felicidade. 

Entender como o homem desenvolve sua capacidade cognitiva e emocional (também por meio da filosofia) foi deixando tudo mais claro pra mim - amo a busca pelo conhecimento não importa o que esteja procurando entender/aprender - o que acontece mediante a nossa reflexão particular, não poderia ser superada (na minha opinião), por nenhum outro prazer humano. 

Entretanto, o que significa Flow para mim? Coisas simples: fotografar, nadar, colher materiais para fazer arranjos florísticos, aprender a cozinhar coisas gostosas e simples, mudar a decoração da casa, ler livros sobre desenvolvimento humano, arquitetura, filosofia, psicologia, assistir aulas/palestras ao vivo e via Youtube, trabalhar com a terra no jardim, conversar com pessoas, escrever, orar, meditar, "sentir" Deus... enfim, todo esse conjunto de afazeres/interesses me remetem ao Flow (plenitude do ser). 

No dia que fiz essas fotos, foi um exemplo ótimo para ilustrar na íntegra sobre o que escrevi aqui: a previsão do tempo foi melhor do que esperava e tudo contribuía para um dia perfeito ao ar livre - daí, sai sem hora pra voltar e vivi muito flow. A luz na pequena floresta de Au é esplêndida... o seu reflexo na água, e a pouca existência de sombra em meio às árvores de grande porte (uma raridade), faz tudo brilhar de uma forma magnífica.
E, então... era isso.
Paz, bem e muito flow para nós - sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?